INSCRIÇÃO DO ENEM 2019 — Como se inscrever – (Passo a Passo)

Considerado por muitos estudantes como sendo o caminho mais fácil e mais rápido para quem deseja conquistar uma vaga em uma universidade de qualidade, o Exame Nacional do Ensino Médio desperta, todos os anos, muito interesse por parte dos brasileiros, que buscam por informações relativas, tais como a Enem 2020 inscrição, que falaremos mais neste artigo.

Importante demais dentro do processo para se participar do exame, a Inscrição no mesmo permitirá que os estudantes/candidatos possam realizar este exame e possam, dependendo de suas notas, conquistar uma vaga em uma universidade pública ou então uma bolsa de estudos em uma faculdade particular.

Portanto, nas próximas linhas deste artigo, nós vamos mostrar tudo que é necessário saber para realizar as inscrições ENEM 2020, garantindo a participação neste que é o mais concorrido de todos os exames nacionais.

Como funciona o ENEM 2019

Criado originalmente para ser um medidor de qualidade do Ensino Médio brasileiro, aos poucos o ENEM acabou ganhando outros componentes, e passou a ser também uma importante ferramenta de auxílio para jovens em busca de boas oportunidades de vagas em universidades públicas ou de bolsas de estudo em universidades privadas.

A grande mudança se deu no ano de 2009, que foi quando o Ministério da Educação do Brasil (MEC) decidiu que precisava reestruturar o Enem 2020, tornando-o uma excelente maneira de ingresso ao Ensino Superior voltada para alunos que estivessem perto de concluir o Ensino Médio e que desejassem entrar em uma universidade.

INSCRIÇÃO DO ENEM 2019

O formato do seu processo seletivo passou por mudanças, e atualmente, todo estudante que deseja ingressar em uma universidade, necessita realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, fazendo as duas provas, que ao todo, contabilizam nada menos do que 180 questões e também apresentam uma redação.

Atualmente, o ENEM realiza seu processo de seleção em dois finais de semana, com provas que abrangem todas as mais importantes áreas de conhecimento:

  • Matemática;
  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas;
  • Linguagens e Redação.

Sua nota poderá ser utilizada para tentar uma vaga em universidades públicas, ou então para conquistar uma bolsa de estudos ou então, algum desconto na mensalidade, sendo que atualmente, a inscrição para o Enem 2020 está relacionado com outros programas educacionais, como o FIES, PROUNI, Sisu, entre outros.

Inscrição do ENEM 2019

A grande vantagem do ENEM atualmente reside no fato de que para se inscrever e participar das provas, será necessário passar por um processo que é quase que exclusivamente feito pela internet.

De modo online, o estudante que desejar se candidatar e se inscrever no exame poderá fazer o procedimento de inscrição, além de também conseguir escolher quais vagas e quais universidades deseja concorrer.

O aluno que deseja inscrever-se este ano, deverá acessar a página do INEP/ENEM e dar início ao procedimento, lembrando que, com base nos anos anteriores, o período de inscrições do ENEM se dá entre os meses de maio e de junho, e neste ano não deverá ser diferente.

INSCRIÇÃO DO ENEM 2019

O candidato deverá preencher alguns dados pessoais básicos, tais como seu nome completo, a instituição na qual cursou o Ensino Médio, seu endereço, seu número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) e seu número de telefone.

Após concluir a inscrição para o Enem 2019, o candidato deverá pagar a taxa de inscrição, que no último ano foi no valor de R$ 90,00. Haverá casos em que será possível solicitar a isenção Enem 2020, especialmente para estudantes oriundos de famílias de baixa-renda.

Taxa de inscrição do ENEM 2019

INSCRIÇÃO DO ENEM 2019

Como já foi dito anteriormente, após concluir o cadastro e realizar a inscrição no site do INEP/ENEM, o candidato deverá pagar uma taxa que irá de fato confirmar sua inscrição e lhe permitirá participar de fato do exame.

O valor na última edição foi de R$ 90,00, mas este valor poderá mudar para este ano, sendo reajustado de acordo com a inflação, e, como já foi dito anteriormente, o candidato que for de família de baixa-renda e que conseguir comprovar sua condição, terá o direito de solicitar a isenção desta taxa.

Após fazer os procedimentos pertinentes à taxa de inscrição ENEM 2019, o estudante que se candidatou para participar da  prova terá de começar a estudar e a se preparar o quanto antes, pois a concorrência será das maiores.

A quantidade de participantes é imensa, e a busca por certas vagas em algumas instituições torna a disputa ainda mais acirrada e ainda mais difícil, e o candidato que desejar realmente ter sucesso deverá se dedicar ao máximo.

Gabarito Enem 2019

ENEM 2019

Se preparou o ano inteiro para esse momento, tomou todos os cuidados para chegar na hora exata, fez aquela prova cansativa e a finalizou…mas, e agora? É muito comum que a ansiedade tome conta após se fazer a prova do Enem, o resultado oficial demora um pouco para sair e isso vai alimentando o nervosismo dos candidatos, é pensando nisso que o Inep criou o gabarito Enem 2019.

O gabarito vem para dar um alívio ao aluno, que poderá ter uma perspectiva de como foi seu rendimento na prova, tudo bem, a expectativa de saber se a nota adquirida será suficiente para entrar em uma universidade ainda existirá, mas o gabarito dá uma certa sensação de “controle” ao aluno sobre sua prova.

O aluno poderá corrigir a sua prova por meio do Gabarito Oficial dentro do site do Enem, porém, não tire como base a quantidade de acertos, pois cada questão tem peso diferente.

O resultado do Enem, geralmente sai no inicio de Fevereiro, pois existe uma grande demanda de provas para ser corrigidas.


Cursinhos preparatórios para o ENEM estão em alta, e simulados baseados nas últimas edições do exame também figuram na internet, e os estudantes que desejam se preparar com afinco conseguem encontrar facilmente ferramentas que sirvam a este propósito.

Portanto, fique sempre atento ao site do Enem 2019. é por meio dele que todas informações respeito da prova serão divulgadas. Não esqueça de compartilhar esse artigo em suas redes sociais para que seus amigos e familiares tomem conhecimentos sobre a prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

O mais importante é que o estudante que deseja estudar em uma universidade de qualidade tenha em mente qual é a importância do Exame. Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o como se inscrever no Enem 2020, deixe o seu comentário a seguir. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

INSCRIÇÃO DO ENEM 2019 — Como se inscrever – (Passo a Passo)

Deixe um comentário