Como Cancelar Inscrição Enem 2020 – Como fazer e Alterar dados

O Enem é considerado o maior provão do ensino médio do País, foi criado no ano de 1998 com o intuito de avaliar o desempenho dos estudantes de escolas públicas e privadas, entretanto, à partir de 2009, a nota dos alunos também passou a ser usada para conseguir bolsas de estudos em curso superior através de programas como o PROUNI e SISU.

Todos os alunos que estão cursando ou se formando no ensino médio podem fazer o Enem 2020, todavia, somente os que se enquadram nos requisitos de baixa renda estipulados pelo governo, podem se inscrever no programa de bolsas.

Tem como cancelar inscrição no Enem 2020?


O Enem é a porta de entrada para o curso superior, sobretudo para pessoas que não possuem condições de pagar faculdade particular. No entanto, existem várias razões que fazem com que o estudante tenha que cancelar sua participação.

Tem como cancelar inscrição no Enem 2020?

Seja por motivo de doença, mudança ou outro compromisso nesse dia, as pessoas podem efetivar o cancelamento.

Para esse tipo de situação, o estudante não precisa informar que não vai comparecer, a única coisa que deve ser feita é não pagar o boleto da inscrição, desse modo, a sua intenção será cancelada automaticamente.

Agora, se aluno conseguiu isenção da taxa do Enem 2020 porque se enquadrou nos requisitos de baixa renda, então, deve se esforçar para comparecer na exame, pois não terá outra chance gratuita de realizar a prova.

Contudo, se o motivo de cancelar o exame for por causa da negativa diante da isenção da taxa de inscrição, o sistema dará uma opção de pagar o boleto para fazer o exame.

Além disso, podem existir outras razões que levam ao cancelamento, como por exemplo, mudança de cidade, nesse caso, não é necessário cancelar, basta mudar o cadastro.

Partindo desse princípio, abaixo, vamos ensinar como você altera seus dados.

Como alterar dados do Enem 2020?

O ponto positivo é que você pode efetuar alterações em algumas partes do questionário, por exemplo:  Endereço, telefone, local da prova e necessidade de atendimento especial.

Infelizmente, informações de escolaridade e  socioeconômicas não podem ser alteradas, pois o sistema pode entender que você está mudando informações de rendimentos da família só para conseguir a gratuidade. Por isso é tão importante atenção no momento de se inscrever para o Enem quando o assunto são dados.

Além disso, se você não informou no ato da inscrição que já concluiu ou está concluindo o ensino médio, não poderá se inscrever nas bolsas como PROUNI, SISU e FIES logo no primeiro semestre, pois receberá as notas no mesmo período que os treineiros.

Confira como fazer alterações na ficha de inscrição do ENEM!

  1. Acesse o site https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante
  2. Digite sua senha e CPF cadastrados;
    Como alterar dados do Enem 2020?
  3. Clique em alterar dados, no lado esquerdo do site;
  4. Acesse a alternativa que deseja modificar, seja informações pessoais, atendimento, município da prova e outros;
  5. Faça as alterações necessárias e clique em “salvar”;

ATENÇÃO – As mudanças de locais de prova só podem ser realizadas durante o período de inscrições, assim que forem finalizadas, não tem mais como alterar nada.

Vale lembrar que todos os dados informados no Enem devem ser verídicos.

Como recuperar a senha do Enem 2020?

Esquecer a senha é mais comum do que parece, muitos alunos acabam tendo lapsos nessas horas, pode ser por conta do estresse. Porém, sem a senha fica impossível fazer alterações ou até mesmo conferir os resultados do Enem depois.

Pensando nisso, segue um pequeno guia para recuperá-la!

  1. Acesse o site do INEP: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante;
  2. Vai aparecer uma janela para digitar a senha e o CPF, logo abaixo está escrito “Esqueci minha senha”, clique ali. Mas, antes, clique na figura solicita para verificação do sistema;
    Como recuperar a senha do Enem 2020?
  3. Em seguida, vai abrir uma janela solicitando o seu CPF e e-mail, coloque esses dados, o INEP enviará uma senha provisória no seu e-mail;
  4. Assim que receber o e-mail, siga todas as orientações solicitadas.

Pronto, agora você poderá alterar a senha com segurança e proceder com todas as consultas e alterações referente ao Enem no site do INEP.

O procedimento de cancelar o Enem 2020, bem como alterar os dados e recuperá-los é muito simples, pois o objetivo do site do INEP é realmente facilitar a vida dos estudantes que vão prestar o exame.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Como Cancelar Inscrição Enem 2020 – Como fazer e Alterar dados

Deixe um comentário